Literatura Mundial
Livros que podem ser comprados em sites estrangeiros, seja em dólar ou euro, mas que não serão comprados jamais em reais exceto, se por acaso, o teor daquele livro virar um filme que seja sucesso de bilheteria no Brasil aí sim, em menos de um mês as livrarias estarão repletas do sucesso. Então cabe uma dúvida, será que o brasileiro (vamos falar de Brasil e não da América Latina como um todo; ou América do Sul) somente aprende e apreende cultura se a mesma for massificada?
Um livro pode ser um companheiro de todas as horas, um fiel amigo se você aprender a cultivar o hábito da leitura. Um resumo do livro, uma indicação de um amigo ou alguém que você admire, qualquer coisa de positiva pode acontecer se algo o incentivar. Mas temos este porém...você leu, se interessou mas e agora? Nos sites de venda brasileiros o livro ou aquele autor não é sequer achado...o que lhe cabe agora, pensar no valor de câmbio e comprar o livro em sites do exterior. Beleza, você estará pagando caro, ficará imensamente feliz em ter aquele belo exemplar mas, ups...você esqueceu que não lê fluentemente em inglês. Então, o que faz?!
É parece irônico mas conheço pessoas que fizeram isto e agora estão com um pequeno elefante branco esquecido em uma prateleira em casa. Li resumo de dois livros que adoraria comprar e que colocando em sites de busca, nem o autor e muito menos o nome do livro (em inglês, e chutando uma tradução barata pro título) são localizados. Possuo um inglês razoável para leitura e intermediário oralmente mas, queria comprá-los não somente para mim mas também, para emprestar aos colegas e amigos que talvez, tivessem também o interesse no tema ali proposto. Então, o que devo eu fazer? Mandar cartas criticando a educação no país?! Ah, qual é, isto é complicado demais e pouco eficaz...mas que tal propor aqueles sites de compra, que eles procurem informações sobre determinados autores, que perguntem as editoras brasileiras, etc...é o caminho pode ser este sim.
No fim do caminho pode haver uma esperança, uma luz no fim do túnel. Enquanto isto, peço aqueles que já tenham lido os dois livros em questão que coloquem aqui sua humilde opinião...caso você more no exterior e seja meu parente, peço mais, me manda pelo correio como presente de Natal! (brincadeira tá priminhas.... exceto, se quiserem me mandar a edição que está sendo vendida em Portugal pois assim, posso emprestar aos amigos brasileiros afinal, melhor português luso do que inglês!)
Títulos....
The Speed of Light - Elizabeth Rosner
(tá bem, eu confesso que o fato da Gillian Anderson ter comprado os direitos autorais e estar adaptando o mesmo para o cinema é o chamariz de tudo mas, putz, depois que li os resumos sobre o livro babei pelo tema...ah, mandei um e-mail pra autora...Elisabeth é um sucesso pelo mundo e volta e meia viaja para países como Filipinas, Israel, México, Austrália, Sudão. Maneiro!!!!)
Bel Canto - Ann Patchett
(conheço alguém que amaria o livro só pelo fato do mesmo tratar de uma cantora de ópera...o tema é interessante e o modo como parece ser narrado os fatos, no mínimo impressionante; e olha que vi um resumo de quinta categoria e gastei um pouco dos meus neurônios tentando compreender um resumo mal feito em inglês, tendo já passado da meia-noite quando o fiz! )
Bem é isto...