All things

domingo, dezembro 26, 2004

Mortos e feridos na Ásia

O Natal passou e logo no primeiro dia consecutivo uma tragédia sem precedentes atinge parte da costa da Ásia; outros fatos semelhantes aconteceram mas como está sendo dito, nos últimos quarenta anos nada assim havia ocorrido.

Um terremoto de 8.9 na escala Ritcher, cujo limite é de 9.0, no Oceano Índico simplesmente devastou regiões inteiras e cidades foram devoradas pelas altas ondas de 5 a 10 metros de altura, conhecidas como tsunamis. Locais que nesta época do ano estão simplesmente abarrotados de turistas, além dos seus habitantes nativos, foram devastados e não se sabe até agora, quantos estrangeiros estavam nos locais e decorrente disto, o número de feridos, desaparecidos e mortos.

O mundo está em choque com o ocorrido e ajuda internacional está sendo encaminhada principalmente, após o pedido do Papa, que emocionado hoje pela manhã pediu aos fiéis do mundo todo que ajudassem as vítimas da tragédia. O número de mortos já passa de 6 mil pessoas, na maioria crianças e idosos mas o número deve aumentar ainda mais.

Na Índia algumas praias desapareceram e em seu lugar há centenas de corpos, os parentes estão em choque e rezando. Depoimentos dos sobreviventes são algo inacreditável e dignos de filmes de Hollywood porém, são realidade. Falando sobre o cinema americano, um colega comentou, quando soube da catástrofe que isto lembrava o filme "The Day After" e fiquei imaginando, quantas pessoas no mundo que adoram filme catástrofe vão realmente achar que isto é coisa de cinema e não uma terrível realidade! No entanto um depoimento como o que irei postar aqui, retirado do MSN notícias me deixa no mínimo perplexa, como o depoimento da esposa de um pescador que percebendo o perigo retirou a mulher e os filhos da tenda.

"Eu estava tomando café da manhã com meus três filhos quando a água começou a entrar em minha casa. Tivemos que largar tudo e fugir. Não sabemos o que aconteceu com nossa TV, rádio, utensílios", disse sua mulher, Lakshmi, chorando. (Índia)

Infelizmente* tenho noção da importância da televisão e do rádio (também sei que normalmente estas pessoas estão em estado de choque e jornalistas babacas ficam fazendo perguntas inúteis de como a pessoa está se sentindo e tal) para as pessoas mais humildes, não só no Brasil como no mundo mas é estranho quando mal comparando, uma enchente acontece no Brasil (como todo ano acontece) e um tsunami ocorre na Índia. Putz, uma coisa é água com fortes correntezas e outra é uma onda gigante, incluindo seu impacto, caindo do nada em cima de você e trazendo uma correnteza sem precedentes. Será que o mundo de hoje ficou tão pobre e mesquinho em relação a isto tudo? É algo no mínimo nocauteante e desesperador mas será que todos enxergam a dimensão disto?


*Infelizmente quando falo como cidadã e principalmente, como jornalista, quando percebo a maneira como a mídia e os meios de comunicação estão sendo usados.



 
march for climate change