All things

quinta-feira, janeiro 06, 2005

Aids mata filho de Mandela

O mundo todo sabe a quantidade crescente e exorbitante de mortos pela Aids na África porém o tema é um verdadeiro tabu no continente africano, o que impede que informações importantes sobre contágio, a doença em si e suas formas de tratamento sejam ditas abertamente. Hoje contudo o ex-presidente sul-africano Nelson, de 86 anos, comunicou que seu único filho homem vivo, Makgatho (54) morreu vítima da Aids.

Atitude corajosa de um homem cujos discursos sobre ditadura, período de exílio e prisão foram ouvidos mundialmente. Mandela fez um discurso sobre as circunstâncias da morte do filho e exigiu uma maior providência sobre a epidemia.

Não estranhei Nelson Mandela tomar tal atitude publicamente, se antes ele não quis dizer o motivo da doença do filho, nem a doença que madou sua nora há mais de um ano, hoje, ele publicamente fala ao mundo todo a verdade. E tomara, que tal depoimento, tal verdade seja ouvida principalmente na África e que o tabu-Aids cai e os africanos reajam...assim como, mal comparando, um dia caiu o muro de Berlim e os alemães reagiram.

p.s: 1- Estou dando pulos de alegria ao fechar a locadora hj pois um dos meus belos vizinhos resolveu colocar um video-game de corrida de carros numa altura absurda e meus ouvidos, estão estalando direto nas últimas duas horas em que cá estou!
2- Queria agradecer a preocupação dos colegas, amigos e parentes...estou melhor que na época da virada do ano mas ainda não estou 100%, por precaução estou marcando médico pra próxima semana, inclusive, minha endócrinologista.



 
march for climate change