A origem da manifestação: Christiane Torloni
Lúcia Veríssimo (primeiro plano)
Christiane Torloni (segundo plano)
Cinegrafista televisão (blusa vermelha)
A manifestação começou a se tornar realidade quando, há aproximandamente 1 mês e meio, a atriz Christiane Torloni fez um desabafo no programa da Globo, Mais Você, comandando pela apresentadora Ana Maria Braga, sobre o caos urbano brasileiro.
Indepentende do partido político de cada um - que muitos se recusam a aceitar o fato e dizem que é a oposição e etc - o que havia ali era o desabafo de uma cidadã brasileira indignada com a violência, a politicagem, a Justiça e tantas outras coisas.
Okay, ela é uma pessoa pública, ela é formadora de opinião, trabalha na maior emissora de televisão do país. Sim, é verdade! Mas não é por isto que ela vai fazer uma lavagem cerebral em todo mundo. Ninguém vai ficar em estado de transe concordando com tudo que é dito porque, tem gente que acha que é assim. Existem coisas piores e ninguém vê e tá tudo bem. Mas de certo modo, o desabafo serviu pra abrir os olhos das pessoas.
Como fã da atriz e sabendo como ela é, não me surpreendeu em nada o desabafo, o cansaço de tudo que está aí...e eu fui na passeata sim porque percebi que aquele desabafo acordou muitas pessoas, revoltou o ânimo de outras tantas então, nada melhor do que agir. Vivemos numa democracia então, é correto dialogar. O espaço deveria estar aberto pra todos e em alguns locais, sei que está em outros, melhor permanecer fechado.
Pra quem quiser ver o video, ele tá no blog, no assunto relacionado a convocação para a passeata.
Ah, e só pra terminar. A atriz foi escolhida como madrinha do movimento BASTA - juntamente com a atriz Lúcia Veríssimo- pelas comunidades do orkut referentes ao tema. E outra, a atriz não está ligada politicamente ao movimento okay. Então nada de paranóia.