All things

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Por quê tudo é tão complicado?

A cada dia que passo me pergunto por quê as coisas são tão difíceis e complicadas. Num mundo onde a tecnologia consegue a cada momento sobrepôr ao ser humano, tudo é possível, sem dúvida. As máquinas ainda dependem de nós mas em que momento haverá uma quebra e tudo se inverterá? Porque eu creio sim que um dia vai ser que nem em "Terminator" e por mais que aquilo seja um filme, a tendência é ser algo tão frio e cruel quanto.

As pessoas não se interessam pelo próximo, o poder e o dinheiro são os mais fiéis valores sobrepostos e assim segue-se adiante. Mas chega uma hora em que cansa. Aqueles que não fazem parte do tão belo e significativo grupo seleto de "egocêntricos" ficam exauridos do descaso e insignificância no meio de todos eles.

E aí você vai se perguntando se vale a pena você se dedicar a algo tanto e com tanto fervor e não obter quaisquer tipo de resposta ou, ser visto como um alienígena no meio da selva urbana. É talvez o mundo do desconhecido seja menos aterrorizante do que o mundo em que vivemos, pode ser um susto à primeira vista mas, não será algo tão aniquilador quanto a letargida do mundo ao redor. E é assim com um punhal em momentos desoladores que você se sente ainda mais um qualquer, alguém sem resultado, ou onde ser mais um é apenas um número e não um diferencial.

E realmente estou cansada desta porcaria que é o dia-a-dia. As pessoas vêem problemas nas coisas mais banais, o dinheiro é o sujeito em todas as conversas e não mais o adjunto que deveria ser; a soberania chega a ser humilhante. A escala de valores está totalmente invertida e é cansativo. Um gatinho pode sim enfrentar um leão mas ele tem que ter forças para tal e quando suas razões vão minguando, ele fica em dúvida, "será que vale a pena enfrentar?".

Ainda acho que é válido mas a letargida de um retorno é tanta que desanima e aí você busca mais forças, mais garra e perseverança. E vai continuando as tentativas, persistindo mas tem uma hora que cansa.

É absurdo eu estar falando assim. É, é sim. Conheço pessoas que vivem muito pior, em situações das quais não vale aqui mencionar e seguem à diante, firmes. Mas quando o mundo ao seu redor está desfacelando, quando seus princípios são insignificantes a coisa complica.

E eu tô cansada disto tudo. Sei que em Londres também não será um paraíso, um mundo de sonhos mas talvez lá eu encontre algo que tanto procuro. Paz e tranqüilidade.

E o Brasil? Eu amo o meu país, adoro e sou completamente apaixonada pelo Rio mas você luta, luta e tenta algo melhor, tenta reverter algo que considera injusto e nunca chega a tal famosa "Justiça" aí complica. Não tem educação, não tem poder e respeito, a política é uma zona e a saúde, um caso perdido ou quase, ainda não se puxou totalmente o tampão da vala do esgoto.

Continuo talvez sonhando acordada e é isto que ainda me motiva, isto e algumas pessoas em particular...de resto? É talvez eu devesse fazer como muitos, olhar pro meu umbigo e esquecer que existe um mundo ao redor. Se eu tô bem, o resto que se F! É, o mundo horripilante e assustador. Qualquer fime de terror de Hollywood não chega aos pés do mundo em que vivemos.


 
march for climate change