All things

quinta-feira, agosto 26, 2004

OLGA - filme

Hoje foi minha folga - ou melhor ontem, pois passa da meia-noite - e resolvi que seria legal assistir um dos filmes mais disputados, comentado e divulgados pela mídia: Olga.

A história de Olga Benário Prestes já pude ler em três livros e vi algumas coisas na televisão (uma das melhores retratações foi feita em 1989, na novela Kananga do Japão, na extinta Rede Manchete). Sabendo do que se tratava e tendo visto alguns comerciais na tevê, lá fui eu... well, posso dizer que o filme é bom, sim é muito bom principalmente porque nele duas pessoas de peso estão presentes: o diretor Jayme Monjardim e Marcus Vianna (pra quem não se lembra, ele fez a trilha sonora da novela Pantanal, de 1991, também na saudosa Manchete e que na época incomodou e muito (advinha quem!?!?), isto mesmo, Rede Globo.


A fotografia do filme também é muito boa mas algo me incomodou profundamente, o jeito "meloso" de contar como tudo aconteceu. Tudo bem, o próprio Jayme Monjardim disse no programa do Jô ( Jô Soares) que o filme dele é sobre a romântica Olga mas, putz, o cara exagerou um pouquinho....

O público vai ao cinema, os críticos estão reclamando e muito justamente da "melosidade"...pretendo ir assistir em outro cinema para verificar uma coisinha: o som. Putz, no cinema em que fui o áudio estava baixíssimo. Se isto realmente tiver acontecido e não for algo isolado, diria que o filme perdeu 80% do que ele é...o cinema todo quietinho, quieto mesmo, foi prova disto. Ou você se concentrava para ouvir ou podia ir embora, porque mal se podia entender o que era dito, com exceção de algumas cenas...e como eu não sei ler lábios, diria que sofri pacas com o filme, sem a menor dúvida!


 
march for climate change